logo_topo_site_menor_042019logo_topo_site_menor_042019logo_topo_site_menor_042019logo_topo_site_menor_042019
  • HOME
  • Quem Somos
  • Dependência Química
  • Prevenção e Tratamento
  • Psicologia
    • Ditados populares
    • Preparando seus filhos para a vida
    • Relações humanas
  • Histórias para Crescer
    • Analogias
    • Para refletir
    • Contos
  • Vídeos
  • + Cadernos
    • Administração & Marketing
    • Medicina & Saúde
    • Ecologia
    • Vivência
  • Edições
0
Como vencer a crise?
7 de setembro de 2017
Cadê os reciclados?
10 de janeiro de 2018

Ciclismo: saúde para o corpo e para a mente

26 de dezembro de 2017

Os benefícios que o ciclismo traz para o corpo e a mente

Tirar a bicicleta de casa pode prevenir e até curar doenças como depressão e ansiedade. Muito além de conquistar um corpo sarado e economizar com gasolina, quem anda de bicicleta garante uma série de benefícios para o bem-estar físico e mental do organismo. Segundo Fábio Cardoso, especialista em Medicina do Esporte, pedalar regularmente é investir em uma vida mais saudável no médio e longo prazo.
— A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que para sermos considerados não sedentários precisamos de 150 minutos de atividade física moderada por semana. São 30 minutos por dia. A bicicleta é uma forma interessante de colocar isso em prática porque é um exercício democrático, que pode ser praticado por pessoas com condicionamentos físicos diferentes — afirma.
O ciclismo ao ar livre também pode ser a solução para desestressar. De acordo com Catarina Gewehr, doutora em Psicologia Social, a atividade estimula os três processos responsáveis pelo bom funcionamento cerebral: atenção, memória e percepção.
— A bicicleta trabalha a dinâmica aeróbica e mental ao mesmo tempo: você aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular e consequentemente intensifica o bom funcionamento do cérebro — aponta.
Os que precisam abandonar o sedentarismo e eventualmente fazer as pazes com a balança — evitando problemas nas articulações e na coluna — podem contar com a bicicleta. A fisioterapeuta Claudia Wanderck explica que a atividade não exerce impacto sobre articulações, músculos e tendões, facilitando a execução para pessoas com problemas articulares. Ela recomenda começar com passeios curtos em terrenos planos:
— Assim a pessoa aumenta a capacidade cardiovascular sem afetar tornozelos, quadris e joelhos. Há ainda o diferencial das variações de marcha, que tornam possível intensificar o fortalecimento muscular — destaca.
http://www.educacaofisica.com.br

Post Visualizado: 260
Share
0

Artigos relacionados

8 de dezembro de 2018

Agenda 2030 – INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA 9


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.
JornalCriart Vida O Jornal da Sobriedade

Jornal Criart Vida

Prevenção e recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. psicologia e histórias para crescer.

Recent comments

  • 11 de outubro de 2018

    Cláudio Martins Nogueira Filtrar por Novidades CRIARTVIDA: O Canal da sobriedade

  • 26 de setembro de 2018

    IARA MARCIA ALVES Filtrar por Novidades CRIARTVIDA: O Canal da sobriedade

Recent posts

  • 0
    Retornos inesperados
    2 de novembro de 2019
  • 0
    Brincar não é brincadeira
    2 de novembro de 2019

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
Todos os direitos são reservados a Cláudio Martins Psicólogo.
0
Receba as Novidades por E-mail