Os riscos da soberba
By Cláudio

Os riscos da soberba

Compartilhe

Segundo o Aurélio, a soberba é “o orgulho excessivo; altivez, arrogância, presunção”. Eu acrescento é a sensação de onipotência, onisciência e vaidade ao extremo. Vários fatores podem ser responsáveis por este desvio de caráter, dentre eles podemos citar:

1 – Traumas infantis referentes a uma família disfuncional;

2 – Baixa autoestima provocada pela incapacidade intelectual;

No primeiro caso, normalmente o sujeito usa o ataque para se defender. Ele na verdade é uma pessoa insegura e desprovida de recursos emocionais capazes de produzir uma reflexão sobre seus erros e acertos. Sua carência afetiva é tamanha que acredita com toda a certeza que esta sempre sendo perseguido pelos seus inimigos. O discurso da vítima é predominante, mas ele vem acompanhado de rebeldia, de ataques verbais aos seus supostos ou reais adversários.

No segundo caso, que pode vir acompanhado do primeiro, sua incapacidade intelectual não permite produzir uma reflexão sobre seus próprios atos, sobre suas experiências ao longo da vida e muito menos sobre a experiência dos outros.

Assim só resta a soberba como mecanismo de defesa e de negação das suas próprias limitações. Não aceitar críticas e permanecer no erro vai, mais cedo ou mais tarde, desencadear uma crise pessoal e o isolamento social. Infelizmente, muitas pessoas são dominadas pela soberba.

Antidoto para esta epidemia: A HUMILDADE.

No mais, muito obrigado pelo apoio ao nosso trabalho.

  • No Comments
  • Outubro 9, 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Como posso te ajudar?